terça-feira, 30 de junho de 2015

HIGIENE BUCAL EXIGE MAIS DO QUE SUPERPRODUTOS.

Higiene bucal exige mais do que superprodutos

A grande oferta de produtos para higiene bucal vem criando a ilusão de que basta uma boa pasta e escova para ter dentes saudáveis. Os dentistas, porém, ressaltam a importância de orientação sobre o que serve para cada paciente e alertam: "super produtos" não substituem o capricho na hora da escovação.


 
 


Para evitar cáries, tártaro, mau hálito e problemas na gengiva, é necessário saber como fazer a higiene. E grande parte dos brasileiros ainda não sabe. Segundo dados levantados pelo Ministério da Saúde, 13% dos adolescentes brasileiros nunca foram ao dentista, 20% da população já perdeu todos os dentes e 45% não têm acesso regular à escova.

"O que o paciente precisa entender é que a manipulação do fio e da escova são fundamentais", afirma a doutora em dentística pela Unicamp Claudia Cia Worschech. Segundo ela, as escovas devem ter cerdas do mesmo tamanho, serem macias e com a cabeça pequena. As pastas, devem ter, pelo menos, um pouco de flúor e abrasivo. E o fio dental é imprescindível.
"Um adulto que escova corretamente os seus dentes e utiliza o fio dental, associado a um enxaguatório, certamente terá controlado o risco de desenvolver doenças como a cárie ou a doença periodontal [nas gengivas]."

Para saber se é o caso de usar pasta anti-tártaro ou para dentes sensíveis e como deve ser a escova certa para cada boca, o melhor é perguntar ao dentista, que deve ser consultado a cada seis meses. "É importante que cada um seja orientado pelo profissional que o atende", afirma o dentista e pesquisador da Unifesp Silvio Eduardo Duailibi.
Muitas vezes, as pessoas pensam que a boca está limpa, mas não está. "Você acaba relaxando um pouco. Começa a escovar, sente o gosto bom e automaticamente pára. E ainda sai sem culpa", conta.

Entre tantas opções de produtos, uma garantia para adquirir pastas, enxaguatórios, fios e escovas de qualidade é verificar quais têm o selo da Associação Brasileira de Odontologia (ABO). "O mercado está protegido por este selo", diz o membro da ABO e conselheiro da Federação Dentária Internacional Roberto Vianna.

Mas será preciso comprar o mais sofisticado dos produtos para se proteger? Não necessariamente. "Até quando é de melhor qualidade, quando é "over'? Uma escova de cabeça pequena que vai a todas as regiões da boca, que tem cerdas de qualidade, não vai precisar ter uma sofisticação de cores, elétrica, risquinhas, cabo anatômico. Ela não vai precisar ter tudo isso porque isso é um "a mais'", explica Vianna.

FONTE:ODONTOLOGIKA
 @FERRAZODONTO

Açaí, potente corante natural... Usado agora para evidênciar placa bactériana bucal.


Após perceber que o fruto deixava o esmalte dos dentes coloridos por um determinado período de tempo, a pesquisadora resolveu estudar melhor aquilo que prometia ser um potente corante natural para os dentes. Os resultados, após alguns anos de estudo, mostraram que as suspeitas iniciais estavam certas.

“O açaí mostrou ser um eficaz evidenciador de placas dentais”, explica Danielle à Agência FAPESP. Para aderir às bactérias da placa, os pesquisadores adicionaram ao corante concentrado feito com açaí uma substância específica para esse fim. “Em comparação com os corantes sintéticos utilizados hoje no mercado, a eficácia do corante natural chegou a ser 90% superior”, afirma.

O trabalho, orientado pela professora Regina Feio Barroso, do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), acaba de ser defendido em forma de dissertação de mestrado na mesma instituição. Desde os tempos da graduação Danielle se dedica aos corantes.

“No nosso estudo também fizemos a mesma comparação a partir de um corante feito do urucum. Esse produto também se mostrou viável, mas, em termos de eficácia, ficou atrás dos sintéticos”, explica Danielle.

Ao lado da facilidade para obter o corante de açaí, devido à abundância da matéria-prima e à simplicidade dos processos bioquímicos de extração, o produto, segundo a dentista, também não causa nenhum tipo de efeito colateral, ao contrário do que pode ocorrer com os produtos sintéticos. “Existem relatos de que o uso desse segundo grupo pode desencadear rinite, urticária ou complicações gástricas”, conta.

Enquanto toda a parte clínica do corante foi feita pelos estudantes de odontologia da UFPA, que testaram a eficácia sobre as placas bacterianas de pacientes, a parte laboratorial de desenvolvimento do produto foi feita na Embrapa Amazônia Oriental, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. A bioquímica Fátima Nazaré cuidou das pesquisas nessa segunda fase.

“O corante já foi patenteado tanto no Brasil como no exterior”, explica Danielle. Tanto a UFPA como a Embrapa serão beneficiárias de eventuais dividendos obtidos com o corante de açaí para placas dentárias. “O objetivo a partir de agora é passar a comercializar o produto que já está pronto”, diz a pesquisadora.

FONTE: ODONTOLOGIKA
 @FERRAZODONTO

segunda-feira, 29 de junho de 2015

FOTOGRAFIA APÓS EXTRAÇÃO DENTAL!

IMAGEM ÒSSEA APÓS EXTRAÇÃO DENTAL!
 OSSO CORTICAL(MANDIBULAR)
A perda de um elemento dental, causa inúmeros traumas, consequências gravíssimas para a mastigação, estética, articulação ATM(articulação da boca).
 Lembre-se " melhor previnirdo que remediar"
#FERRAZODONTO
(11) 998182291 Dúvidas e Consultas.Whats App
A MELHOR ODONTOLOGIA DE SP!!!

segunda-feira, 22 de junho de 2015

VAMOS MUDAR ESSES SORRISOS!!!


O SORRISO DO BRASILEIRO NUNCA FOI SINAL DE ORGULHO!!
 ESTAMOS AQUI PARA MUDAR!!
 @FERRAZODONTO
SIGA-NÓS
(11) 998182291

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Super Heróis


  FERRAZODONTO
  
  Odontologia, localizada em Santana-SP
   Consultas e duvidas... (11) 998182291 Whats app

segunda-feira, 8 de junho de 2015